segunda-feira, 30 de maio de 2011

Liga do Desporto Universitário/Goiânia

Do dia 25 a 28 de maio, foi disputado, na cidade de Goiânia-GO, a vaga para compor a delegação brasileira na Universíade, em Shenzhen, na China, de 12 a 23 de agosto de 2011. A competição de cunho universitário levou fortíssimos enxadristas disputar o torneio e, obviamente, os enxadristas de Mato Grosso não poderiam estar de fora.

Os enxadristas Donizete Langner e Rodrigo "Karpov" Miranda foram representar o nosso Estado e suas instituições de ensino a UNIC e a UFMT, respectivamente. Dentre os 8 Estados representados, a federação de Goiás foi a que possuiu maior número de enxadristas, 4 no total. Santa Catarina compareceu com 3 enxadristas, o Distrito Federal e Mato Grosso com 2 enxadristas cada e São Paulo e Ceará com 1 enxadrista.

Veja abaixo a lista inicial:


Os nossos representantes, ambos sem rating, tiveram logo nas primeiras rodadas dificuldades em consolidar o Xadrez Matogrossense e não obtiveram bons resultados, mas ao longo do Torneio mostraram o motivo de se doarem por essa modalidade e obtiveram bons resultados. Veja abaixo a sequência de cada um de nossos conterrâneos:

Rodrigo "Karpov" Miranda (pré-rankeado n° 9) - UFMT/MT:

1a. Rodada:
Enfrentou o catarinense Claudionor Pirola (2104 fide) e foi derrotado.

2a. Rodada:
Enfrentou o matogrossense Donizete Langner e foi derrotado.

3a. Rodada:
Enfrentou outro catarinense, agora Diogo Oliveira (1965 fide) e tabém foi derrotado.

4a. Rodada:
A partir daqui as coisas mudaram, mesmo o ponto ter sido de Bye, Rodrigo mostrou o porque de sua viagem.

5a. Rodada:
Enfrentou o enxadrista do Distrito Federal Flávio Vieira e venceu.

6a. Rodada:
Enfrentou o goiano Heitor Luz (1720 fide) e saiu vitorioso.

7a. Rodada:
E última, enfrentou Regis Souza de Goiás e selou o torneio com mais uma vitória.

Finalizando o evento na 8a. colocação, com 4 pontos em 7 possíveis e fazendo um bom torneio, levando em consideração a recuperação após ter ficado com 0/3 e de bye na 4a. rodada.

Donizete Langner  (pré-rankeado n° 10) - UNIC/MT:


1a. Rodada:
Enfrentou o catarinense João Pedro Uczai (2052 fide) e foi derrotado.

2a. Rodada:
Enfrentou o matogrossense Rodrigo Miranda e venceu.

3a. Rodada:
Enfrentou o goiano Heitor Luz (1720 fide) e também venceu.

4a. Rodada:
Após a terceira vitória seguida, agora sobre o catarinense Diogo Oliveira (1965 fide), a posição era confortável e iria à luta com o favorito ao título.

5a. Rodada:
A luta pelo título encerrou-se ao ser derrota do pelo paulistano Jefferson Oliveira (2256 fide).

6a. Rodada:
Tudo o que não poderia ter ocorrido era outra derrota, agora para o goiano Schinaider de Sá, o que finalizaria o torneio do campoverdense Donizete Langner amargurando apenas a ficar assistindo as partidas na última rodada como Bye.

7a. Rodada:
Bye, finalizando o Torneio com uma boa participação e mostrando ao país que o Xadrez Matogrossense está, em poucos passos, aparecendo.

Finalizando o evento na 5a. colocação, com 4 pontos em 7 possíveis e fazendo um bom meio de torneio, mas que terminou de forma angustiante ao ficar com duas derrotas e ter que olhar a última rodada estando de Bye. 

A participação dos enxadristas da UNIC e UFMT foi muito positiva, levando-se em conta que o Mato Grosso é o único Estado do país que não possui uma Federação ativa e que, brevemente, as coisas mudarão e os incentivos pró enxadristas poderão ser mais palpáveis e mensuráveis a pontos de os enxadristas obterem mais espaço no cenário nacional. O campeão do evento e que representará o nosso país na Universíade 2011 foi Jefferson dos Santos e no feminino a campeã foi Vivian Heinrichs e será a representante da categoria.

Acesse outros links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário