domingo, 1 de maio de 2011

Jogos Universitários Matogrossense 2011 - Xadrez

Ocorreu no último sábado, dia 30 de abril, no Departamento de Educação Física da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, a fase Estadual do Jogos Universitários Matogrossense 2011, os JUM's.

A organização foi da FMEU - Federação Matogrossense de Esportes Universitários, por seu presidente Alexandre Bregunci que anunciou 03 vagas para a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros na cidade de Campinas-SP entre os dias 04 e 13 de novembro. A arbitragem foi do Professor Pedro Antônio que conduziu bem os trabalhos e tudo ocorreu dentro dos horários previstos.
Alexandre (FMEU) - Pedro (FMTX)
O Torneio foi em 5 rodadas de 45 minutos para cada enxadrista e tivemos 8 inscritos, dentre eles o Campeão Estadual 2010 e maior rating do Estado, Tarciano Bandeira.

Conforme o Regulamento Geral das Olimpíadas Universitárias elaborado pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB, pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário - CBDU e pelo Ministério do Esporte, os atletas aptos para disputar os JUB's 2011 deverão ser nascidos entre 1987 e 1993, além de classificar 02 pela modalidade Xadrez.

Abaixo a listagem de inscritos:

A partir daí começou o Torneio e disputas interessantíssimas foram realizadas com resultados surpreendentes. Até que chegamos à terceira rodada que foi onde começou a definir quem poderia ter chances de levar o título. E foi quando Daniel Gomes venceu o campeão estadual Tarciano Bandeira, ambos tinham 1,5 e juntamente a Ivoney Borges eram os líderes. Com a vitória Daniel Gomes foi à liderança e, após a vitória de Ivoney sobre Rodrigo "Karpov" Ferreira, ali estavam os dois jogadores que tinham grandes chances de levar o título, só que, Ivoney e Daniel já haviam jogado na 2a. rodada e empatado, o que deixaria a disputa, caso vencessem suas partidas, para os critérios de desempate.

Na 4a. Rodada tudo mudou. Ivoney e Daniel que tinham a preferência e grandes chances de disputarem o título foram derrotados por Heitor Costa e Donizete Ribeiro, respectivamente, e deixou a disputa totalmente aberta só que com um novo líder: Donizete Ribeiro 3,0 pontos, seguido por 4 jogadores com 2,5: Daniel Gomes, Heitor Costa, Ivoney Borges e Tarciano Bandeira.

A 5. Rodada nos reservava muitas emoções e não foi diferente. Os matchs entre Ivoney x Donizete, Heitor Costa x Daniel Gomes e Thiago Barbosa x Tarciano Bandeira definiria quem seriam os classificados.

Como baixa do evento, evidencio a 'participação' de Thiago Barbosa que, infelizmente, abandonou o torneio após a 2a. rodada inexplicavelmente e, com isso, Tarciano venceu a última rodada sem jogar. Mas voltando ao que interessa, o match na Mesa 01 entre Ivoney Borges e Donizete Ribeiro prometia fortes emoções. Abaixo disponibilizamos um vídeo com os minutos finais da partida.


Em lances anteriores quando Donizete atacou a Dama do jovem Ivoney que abdicou dela e entrou em uma linha de sacrifícios que ocasionou na grande vantagem acima. Assim, Ivoney Borges venceu a partida e ficou com o Vice-Campeonato e garantiu a vaga para os Jogos Universitários.

Heitor Costa e Daniel Gomes fizeram uma boa partida onde um erro tático do rondopolitano Heitor, deixou a vitória ficar com Daniel Gomes e, com isso, se tornou o Campeão Estadual Universitário e assegurou a sua vaga pelo terceiro ano consecutivo para disputar os Jogos Universitários Brasileiros.

Assim, a classificação final ficou da seguinte forma:



 Fotos do Torneio

 (Terceiro Colocado - Campeão - Vice-Campeão)

 (Daniel Gomes - Campeão Universitário MT)

(Ivoney Borges - Vice-Campeão Univeritário MT)


Os organizadores do Torneio agradeceram a presença dos enxadristas Kerginaldo Brito, Leonardo Stivaneli e Rafael Pimentel que ficaram na expectativa de assistir boas partidas e não se arrependeram.

3 comentários:

  1. Essa reportagem saiu boa, tem que fazer mais reportagens como essas com video

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anônimo,

    na medida em que vão se passando os eventos todos os que estão comprometidos com o Xadrez Cuiabano e o Blog Xadrez Cuiabano, vão se aprimorando e melhorando a cada dia.

    Espero que as publicações até o momento tenham sido de bom grado e espero melhorar a cada dia.

    Assim como o Torneio de Chocolate tivemos a oportunidade de gravar mais uma partida. Tentaremos fazer isso.

    Obrigado pela sugestão.

    Até breve.

    adm Rafael Favarin Giaculli Pimentel
    www.xadrezcuiabano.blogspot.com

    ResponderExcluir