segunda-feira, 23 de maio de 2011

I CONTAUD Interequipes de Xadrez do Mato Grosso - Resultados

Nos últimos dias 21 e 22 de maio ocorreu, no salão nobre do Comando Geral da Polícia Militar de Cuiabá, Mato Grosso, o I Contaud Interequipes de Xadrez. Onze equipes tomaram parte do evento com 49 enxadristas inscritos em suas respectivas equipes em um torneio muito emocionante que foi decidido em detalhes nos últimos lances da última Rodada. Lembrando que foram disputadas 5 rodadas com 61 minutos para cada jogador.

Veja abaixo algumas fotos e resultados e, ainda alguns destaques do torneio de cada equipe:



Veja o quadro das rodadas por equipes:

1a. Rodada

2a. Rodada

3a. Rodada

4a. Rodada

5a. Rodada


São Gonçalo - 6o. lugar
(Pedro (árbitro), Daniel, Leonel, Ricardo, Thiago e Vinícius)


 Eletronorte - 5o. lugar                                   IBGE - 4o. lugar
                                (Manassés, Rodrigo, Donizete e Cap. Lima)         (Tulio, Paulo e Rizzo)

CIN ABSOLUTO - 3o. lugar
(Jesus, Petrus, Lairson e Leonardo Tadeu)
CONTAUD - Vice-Campeã
(Leonardo, José Arlindo, Tarciano, Higor e Kerginaldo)
São José do Rio Preto - Campeões
(Rafael, Ana Vitória, Danilo e Saulo)
Observe também abaixo a listagem individual dos melhores tabuleiros, sendo que, foi levado em consideração o tabuleiro inscrito na escalação oficial.


Melhores Tabuleiros:


Confira abaixo alguns destaques de cada equipe:


POENTE


Talvez hoje não sejam os melhores jogadores, mas não há dúvidas que nesta equipe esbanja atenção dos pais para que seus filhos disputem os torneios de xadrez, que pratiquem e que cada partida jogada seja mais uma grande experiência.

IFMT "A" e "B"


Com jovens estudantes liderados pelo Prof. Jesus Filho, o Instituto se apresentou com duas equipes. A equipe IFMT "B" possuia Lunna Vezaro que foi o destaque por jogar boas partidas e ser a única da equipe pontuar.

                                                   IFMT "A"                            IFMT "B"

A equipe considerada principal, traz um grande jogador que, possivelmente, será um grande expoente do Xadrez Matogrossense, o jovem Ivoney Borges que seria, sem dúvidas, o destaque da equipe pelos seus últimos resultados mas, quem roubou a cena, foi a enxadrista Elisângela Ferreira, que além de ser a maior pontuadora do IFMT ainda foi a 3a. melhor colocada entre os Tabuleiros 04.

CIN JOVEM


Esta é mais uma equipe de jovens talentos, como Isabella Faval, Vhêndala Eloísa, Antonio Leonardo, Renan Reis e o Alex Castro, também conhecido como "Filho do Lalá". Alex é o destaque da equipe por manter regularidade e dar trabalho para diversos jogadores consagrados no cenário matogrossense.

EXÉRCITO BRASILEIRO


Sem sombras de dúvidas é muito importante ter esses membros em torneios e o grande destaque da equipe é o Christian Loyola, enxadrista que mais pontuou na equipe jogando no tabuleiro 01 e ainda arrancou um empate contra o Campeão Estadual, Tarciano Bandeira (2166 fide).

SÃO GONÇALO


Os dois primeiros tabuleiros Leonel e Daniel Gomes possuem grande status por terem bons resultados além do reforço Ricardo Atakiama, que apesar de estar um pouco fora dos tabuleiros, fez um bom torneio.

ELETRONORTE


Os membros da Adeptus jogando pela Eletronorte sem dúvidas dariam o seu trabalho. O destaque da equipe,  apesar de ter o 'pingueiro' Rodrigo Karpov na equipe e o bom enxadrista Manassés de Paula, certamente é Donizete Langner, que conseguiu bons empates contra Leonel Gomes e Tarciano Bandeira e, de quebra, saiu invicto do torneio.

IBGE


Equipe composta por funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, liderados pelo enxadrista mais estudioso e um dos mais completos do cenário matogrossense, Ricardo Rizzo que, acompanhado de Tulio Jaudy, Paulo Afonso e Elvis Bolívar chegaram com grandes chances de título, mas a derrota na última rodada por 3,0x1,0 para SJ Rio Preto deixou a equipe amargurando a 4a. colocação.

CIN ABSOLUTO


Equipe composta por jogadores experientes e de muito bom nível como Petrus Rosa, Jesus Filho, Leonardo Tadeu e Lairson Ferreira, associaram essas características e fizeram grandes feitos, como vencer uma das equipes favoritas ao título, a CONTAUD, por 4,0 x 0,0.

CONTAUD

A equipe que havia todo foco por se tratar de uma das favoritas pelo título e, apesar da derrota por 4,0x0,0 levada pelo CIN ABSOLUTO, ainda assim conquistaram a 2a. colocação com meio ponto atrás dos Campeões. O grande destaque é o atual Campeão Estadual e maior rating fide do Estado, Tarciano Bandeira, que enfrentou adversários duros e ficou com a pontuação de 3,0 em 5,0 possíveis.


SJ RIO PRETO


Equipe que "ressuscitou" Saulo Martins e Danilo Nunes para aos tabuleiros após tanto tempo e que dispensam comentários. Mas mesmo assim o grande destaque é Ana Rothebarth, que vem obtendo grandes resultados a nível nacional e merece o seu respeito. A equipe associou a linearidade como estratégia e Danilo Nunes e Rafael Pimentel que fizeram 95% de aproveitamento das 10 partidas que jogaram.


Mais uma vez é necessário congratular o trabalho de quem organiza os torneios e, dessa vez,  a organização foi do Prof. Pedro Antônio. Sem dúvidas foi o torneio com maior nível de estrutura apresentado, onde o salão nobre do Comando Geral da PM teve muito a cooperar.  Outro que merece o reconhecimento dos enxadristas é o apoio sem limitações que o GRUPO CONTAUD presta, que contribui com um grande atributo que atrai os melhores enxadristas do Estado.



Importante salientar a presença dos membros do IFMT, liderados pelo Prof. Jesus que fez uma homenagem muito bom grado e significativa ao enxadrista do Instituto Federal que mais pontuasse. O prêmio ficou com a enxadrista Elisângela Ferreira, que conquistou 3,5 pontos em 5,0 possíveis jogando no Tabuleiro 04.
Elisângela Ferreira - Maior pontuadora do
IFMT
Elisângela também representa uma parcela muito significativa e importante nos torneios organizados em Cuiabá, o xadrez feminino, e além de Elisângela, a famosa Ana Rothebarth e as jovens Vhendala Eloisa, Isabella Faval, Thayna Ferreira e Lunna Vezaro também estiveram compareceram e desfilaram suas peças sobre os tabuleiros dispostos no Comando Geral da PM.


E uma das maiores notícias e informações dos últimos anos do nosso Estado, foi um pouco antes da entrega das medalhas, troféus e prêmios pecuniários, Rafael Pimentel e Ana Rothebarth aproveitaram o momento em que a massa enxadrística Cuiabana estava presente e anunciaram que no próximo dia 18 de junho, às 13h30, no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, será realizado a Assembleia Geral para Ratificação dos atos do atual Presidente da FMTX; Reativação da FMTX; Leitura da proposta de Estatuto e aprovação; Candidatura, votação e posse da nova Presidência e Conselho Fiscal.


Ana Vitória e Rafael Pimentel durante explanação sobre a 
Assembleia Geral a ser realizada no dia 18 de junho.


Aproveitamos para evidenciar mais um grande diferencial: os banners de algumas equipes, patrocinadoras e incentivadoras do Xadrez Matogrossense é importante ser evidenciado.


Contaud
À esquerda CIN e a direita o IFMT
Colégio Poente
Outro agradecimento e este, em especial, aos enxadristas que formaram suas equipes, se dedicaram, toliram o seu tempo com a família no final de semana em prol a este grande evento. Ao enxadrista Manassés de Paula que cedeu grande parte das fotos aqui publicadas, ao Prof. Pedro Antônio que sempre foi gentil quanto das solicitações do Blog do Xadrez Cuiabano e ao grande patrocinador GRUPO CONTAUD que faz esses eventos serem ainda mais atrativos.


Outras informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário