segunda-feira, 28 de maio de 2012

III Etapa Circuito Cuiabano Rápido - Jesus Bi Campeão!

Ocorreu no último sábado, dia 26 de maio, nas dependências do Capablanca Clube de Xadrez, a III Etapa do Circuito Cuiabano Rápido. Até o momento o Clube sediou as três etapas e vem se consolidando como ponto de encontro entre os enxadristas. Todos os sábados, a partir das 16 horas, é possível ouvir o tictac dos relógios.

No que tange a competição, enfim foi definido o Regulamento do Circuito, com grandes inovações e, o que normalmente não ocorre, a participação de todos os atletas, opinando, discutindo, perguntando e julgando. Faça o download do Regulamento do Circuito Cuiabano Rápido 2012.

O Torneio contou com a participação de 23 enxadristas e a arbitragem ficou por conta do AA Munir Calixto e ao aspirante, já formado aguardando a idade para ser congratulado como Árbitro Auxiliar, Alex Castro. Tivemos um pequeno atraso devido a competições simultâneas, o XXXVII Jogos Estudantis - Fase Municipal, consumiu 100% da arbitragem e parte dos jogadores o que ocasionou no atraso entendido por todos os participantes.

Mas vamos aos resultados:

Na 1a. Rodada os jogadores com maior rating saíram como vitoriosos sem nenhuma 'zebra'.

Na 2a. Rodada tivemos grandes embates, como entre Jesus Filho e Rafael Pimentel, Leonardo Stivanelli e Petrus Rosa, Manassés de Paula e Kerginaldo Brito, Donizete Langner e Lairson Ferreira e Daniel Freitas e Paulo Afonso. Os vitoriosos já estariam dando um bom passo ao título assim, Jesus, Manassés, Donizete e Daniel se posicionaram bem diante dos demais adversários saindo como vitoriosos. Na mesa 02, Leonardo e Petrus ficaram no empate. Nas demais partidas, Rodrigo "Karpov" Miranda, Antonio Leonardo, José Arlindo, Paulo Soletti, Pedro Antõnio e Andressa Muniz anotaram o tento.

Na 3a. Rodada com suas respectivas vitórias, Jesus Filho e Manassés de Paula, foram os únicos a chegar a 3 pontos, vencendo, respectivamente, Donizete Langner e Rodrigo "Karpov" Miranda. Após os dois, nove enxadristas os seguiam com 2 pontos.

Na 4a. Rodada Jesus não teve consentimento do seu adversário e o venceu, enquanto Rafael Pimentel e Lairson Ferreira faziam suas partidas de recuperação e jogaram uma partida emocionante que acabou culminando na vitória do mais experiente Lairson Ferreira, com direito a duplo no imigrante paulista. Nas demais mesas Donizete, Karpov, Petrus, e Stivanelli, vencem e aumentando a disputa na última rodada. Com estas combinações, Jesus liderava isolado e com 1 ponto de vantagem para o 2o. colocado e nem a derrota tiraria o título do já campeão Jesus Filho. Mas cinco enxadristas disputavam as demais colocações sendo: Donizete Langner, Manassés de Paula, Lairson Ferreira, Petrus Rosa e Rodrigo "Karpov" Miranda, todos com 3 pontos.

Antes da 5a. Rodada foi levantado a hipótese de ser adicionado a 6a. rodada após o término desta, mas imperou o informado pela Organização e decidido no Congresso Técnico, devido a reduzido número de enxadristas e o início com atraso em demasia. Tudo correu bem e fomos para a derradeira rodada.

Na 5a. Rodada com Jesus invicto e com 100% dos pontos jogava pelo empate para garantir, indubitável e inquestionável, título. Enquanto Lairson tentava ficar melhor posicionado. No frigir dos ovos, a partida ficou em empate e Lairson ficou com a 4a. colocação e Jesus sagrou-se Bi Campeão (Jesus Campeão da I Etapa do Circuito). Enquanto Donizete e Petrus venceram suas partidas contra  Rodrigo "Karpov" e Manassés de Paula. Leonardo Stivanelli e Rafael Pimentel venceram, Rony Venturely e Paulo Soletti e completaram os 7 primeiros colocados.

Com este resultado, segundo o regulamento, repetindo o Campeão, o próximo colocado não classificado herda a classificação e, nesta etapa, Donizete Langner ficou com a Classificação. Salientando que o regulamento também preza pela participação dos jogadores onde, para efetivar a classificação é necessário que dispute pelo menos 3 etapas.

Importante salientar que Helena Katherine foi a campeã da categoria sub 14 e Pedro Antonio da categoria Universitário.

Veja a classificação final da etapa abaixo:


Veja fotos da III Etapa do Circuito realizado no Capablanca Clube de Xadrez:


Donizete (2o. lugar), Jesus (Campeão),
Alex Castro (Árbitro) e Thiago Arruda.
Petrus Rosa (3o. colocado)
Lairson Ferreira (4o. colocado)
Outras informações:


Confira abaixo a variação de rating de mais uma Etapa do Circuito Cuiabano Rápido:

Faça o download da listagem oficial de Rating Matogrossense, atualizada em 28 de maio de 2012.

E, por se tratar da postagem n° 100 do Blog do Xadrez Cuiabano, como quem sempre ganha é o leitor, desenvolvemos uma avaliação do rating rápido desde quando ele foi criado. 

Aos enxadristas que participaram desta última etapa, basta clicar em seu nome na listagem abaixo e ver a sua progressão de rating. 

Aos enxadristas que disputaram apenas uma Etapa, basta ver o rating na listagem de rating, haja vista que não há outras progressões.


Aos enxadristas que não estão elencados na listagem acima, basta entrar em contato através do e-mail: rafaellfavarin@gmail.com e solicitar o seu Cartão de Rating Progressivo (Rápido), que será atendido em até 48 horas.

2 comentários:

  1. Muito boa a cobertura e trabalhos em geral no Blog e mais do que nunca mereces o PARABÉNS pela centésima postagem, que muitas outras sigam mostrando nosso querido jogo de xadrez.

    Valeu Rafael!

    Munir Said

    ResponderExcluir
  2. Daqui uns tempos estarei colocando minha filha para participar dos torneios, hehehe...
    Hoje ela tem 2 anos e meio e ja quer jogar, olhem só:

    http://www.clubedexadrezonline.com.br/artigo.asp?doc=11980

    ResponderExcluir