quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Entrevista: Vhêndala Pimenta


É uma foto com todas as minhas medalhas, e um presente de um amigo de São Paulo o Rubens.
(By Vhêndala Pimenta)
XC - Xadrez Cuiabano: Quem é Vhêndala? Quantos anos tem? E de onde veio?
VP - Vhêndala Pimenta: Sou estudante do 3º ano do ensino médio e enxadrista, e gosto muito de jogar xadrez. Tenho 15 ano, e venho da cidade de Rosário Oeste, 120 km de Cuiabá.
 
XC: Como foi que o Xadrez adentrou em sua vida?
VP: Aos 6 anos de idade, quando meu pai achou um jogo de peças e um tabuleiro antigo da infância dele, e me ensinou a jogar, gostei muito do jogo, porque envolve raciocínio, e como eu gosto de matemática, foi um grande aprendizado para mim.
 
XC: O Xadrez é Arte, Ciência, Esporte ou um Jogo?
VP: Para mim, o xadrez é muito mais que somente um jogo. É um conjunto de arte, ciência e esporte. Arte pelos belos lances, ciência pelo estudo e pelas possibilidades, e um esporte pela competitividade.
 
XC: Seus Pais, apoiam Você continuar a jogar?
VP: Sim, minha mãe sempre me diz que devo fazer o que gosto, por isso continuo a jogar. Ela me apoia em minhas decisões, e me ajuda a escolher os melhores caminhos.
 
XC: Qual o Colégio que estuda e ele apoia a modalidade? Como?
VP: Estudo no Colégio Isaac Newton, é uma escola que da apoio a muitos esportes, entre eles o xadrez, ele apoia com o desconto que recebo para representar o Colégio.
 
XC: Joga xadrez em quais sites? Qual o seu rating?
VP: Jogo de vez em quando no programa Jaque Mate, e agora neste mês estou assinando o ICC. Meu rating no programa Jaque Mate é 1400, e meu rating CBX é de 1810
 
XC: Participa de algum Projeto? Qual é? E como ele se desenvolve?
VP: Eu participei do projeto Xadrez nas Escolas, na cidade de Rosário Oeste, no mandato do ex-prefeito Zeno Gonçalves, eu participei mais ou menos nos anos de 2007 e 2008, mas o projeto já estava sendo realizado antes. Era aplicado o xadrez em praticamente todas as escolas da cidade, e também, todo ano tinha o Torneio Aberto de xadrez de Rosário Oeste. Depois que acabou o seu mandato, o xadrez morreu na cidade.
 
XC: Quem Você entende ser o seu principal rival?
VP: Acho que não tenho nenhum principal rival, só as meninas da minha categoria de outros estados.
 
XC: Como é uma mulher jogando no meio dos homens? (Haja vista o brilhante resultado da GM chinesa Hou Yifan, vice-campeã em Gibraltar.)
VP: É um pouco estranho, pois a maiorias dos jogadores são homens,mas para as mulheres é uma grande conquista e no xadrez isso é muito importante, pois mostra que a mulher cada vez mais vem ocupando um espaço, e tomara que algum dia, tenhamos uma campeã mundial mulher :D
 
XC: Já sofreu preconceito de alguma forma no meio do Xadrez?
VP: Não, nunca sofri nenhum preconceito.
 
XC: Como é o seu desempenho nos Torneios que joga (por categorias, sendo escolar, feminino e por idade, e os absolutos)?
VP: É até bom meu desempenhos em torneios que jogo, principalmente os escolares e os por categoria no meu estado, mas pretendo melhorar neste ano, para poder chegar a nível nacional.
 
XC: Quais os seus principais títulos?
VP: Foi o estadual escolar que me concedeu a vaga para as Olimpíadas escolares em 2010 na categoria B e 2011 na categoria A.
 
XC: Qual a sua meta no Xadrez?
VP: Atualmente Melhorar o meu desempenho nos torneios e conquistar títulos como o da Olimpíadas Escolares, e do Brasileiro por categorias.
 
XC: Quem é o seu carrasco?
VP: Acho que ninguém, não tenho medo dos outros jogadores, apenas admiração.
 
XC: Como Você vê o Xadrez Matogrossense?
VP: Como um esporte não valorizado pelo governo, apenas pelas pessoas que jogam, e que poderia ter crescido mais se não fossem os interesses políticos.
 
XC: Qual a dica que Você daria para contribuir com o desenvolvimento da modalidade em seu Estado?
VP: Ter uma federação regulamentada pela CBX.
 
XC: Sente falta de iniciativas públicas?
VP: Muito, no nosso estado não temos apoio nenhum do governo.
 
XC: Quem foi/é o seu professor? O que acha dele? E teria vontade de dar aulas de Xadrez?
VP: Meu primeiro professor foi o André Renato. Meu professor atual é o Pedro Antônio, ele é um ótimo professor. Não tenho vontade de aulas de xadrez, acho que porque não tenho vocação de ser professora. kk
 
XC: Todos conhecemos o Mequinho e sua história, sabemos de sua devoção a Deus. O que Você acha quando Mequinho diz: "Deus me ajudou a enxergar o lance." "Deus me ajudou a empatar aquela partida"?
VP: Acredito que vem da fé de cada um, e acredito também que a fé dele o levou a isso.
 
XC: Como encara o xadrez e as máquinas em seus estudos?
VP: Tenho meu notebook pessoal, onde tenho o ChessBase, e livros que baixo na internet. Gosto de estudar com o tabuleiro e o notebook do meu lado, assim assimilo melhor oque aprendo.
 
XC: Por falar nos computadores, Você também possui um blog (http://vhendala.blogspot.com/). Qual foi a sua intenção em criá-lo e o que acha dessa crescente e infindável números de blogs relacionados a Xadrez sendo criados?
VP: Já faz algum tempo que a minha mãe me dizia que eu devia criar um blog, não liguei muito, mas depois decidi levar o xadrez mais a sério, e o primeiro passo foi criando o blog, com o objetivo de divulgar o meu trabalho e desenvolvimento. Acredito que um blog só deve ser criado quando tem um objetivo.
 
PING!

a) Ídolo: Garry Kasparov
b) Melhor Matogrossense, em atividade: Ana Vitória 
c) Melhor do Brasil: Vescovi
d) Melhor do Mundo: Magnus Carlsen
e) Melhor Professor: Pedro Antônio
f) Melhor Filme: Lances inocentes
 
Palavras da jovem Vhêndala:
 
"Quero agradecer aos meus pais, ao meu professor Pedro Antônio, ao José Eduardo que tem acompanhado meus resultados, e a todas as pessoas que acreditam em mim. Obrigada a todos!"

3 comentários:

  1. Lembrei de mim, há uns aninhos atrás! (rsrsr)
    Sucesso Vhendala! Com foco e estudo alcançará os seus objetivos!
    Muito bem observado quando diz: "Um esporte não valorizado pelo governo, apenas pelas pessoas que jogam, e que poderia ter crescido mais se não fossem os interesses políticos."

    Sonho com o dia dessa realidade mudar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à Vhêndala, e parabéns ao mantenedor do blog, eu jogo xadrez, não profissionalmente, participei de alguns torneios a alguns anos atrás, e como disse a Vhêndala, falta incentivo dos nossos governantes, pois temos ótimos jogadores de xadrez no nosso estado!

    ResponderExcluir