quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Entrevista: Ivoney Borges

"Esta foto representa o maior campeonato que já participei (World Youth Chess Championship 2011). Gosto desta foto porque eu nunca havia presenciado uma sala enorme com mais de mil enxadristas jogando ao mesmo tempo. E ao ver está foto me lembro das minhas partidas e da experiência que adquiri neste campeonato juntamente com o Antônio Leonardo, Lunna Vezaro e o professor Jesus Filho."
(By Ivoney Borges)
XC - Xadrez Cuiabano: Onde nasceu e quantos anos tem Ivoney Borges?

IB - Ivoney Borges: Eu nasci aqui em Cuiabá-MT e tenho 18 anos de idade.

XC: Como foram os seus primeiros lances, onde e quem foi o seu mentor no Xadrez?

IB: Aprendi a movimentar as peças, aos 12 ou 13 anos, com amigos que moravam próximos a minha casa, mas jogava com eles e apenas perdia então fui criando uma competitividade no esporte e queria melhorar para vencê-los. Até que um o dono da Cantina da escola Barão de Melgaço, professor Wilson Faval, tomou a iniciativa em dar aulas de xadrez na escola e foi ele que me ensinou o principio básico do jogo, ensinando o movimento das peças, como os movimentos especiais que eu não sabia como “roque”, tomar “en passant” e me ensinou um pouco de aberturas, meio jogo e final. E o outro mentor que tive foi os livros de xadrez.

XC: Depois que iniciou com o Xadrez, teve alguma dificuldade?

IB: De imediato, pois quando eu estudava na Escola Barão de Melgaço o professor Wilson ensinava bem e inscrevia todos os alunos deles nos torneios, mas quando eu mudei para a escola José de Mesquita eu que tive que começar a correr a traz, pois lá eles “nem sabiam” o que era o xadrez.

XC: Em que o Xadrez te ajudou nos fatores extra-tabuleiro?

IB: Concentração, autocontrole, raciocínio lógico, controle do tempo e outros.

XC: Como o seu relacionamento com o Seu Prof. Jesus Filho?

IB: O professor Jesus foi o meu professor de matemática no primeiro ano, em 2008, no então chamado CEFET, hoje IFMT. Às vezes eu levava um tabuleiro de xadrez para jogar nas aulas vagas no mesmo ano, desafiando os melhores do CEFET, mas os alunos viviam perguntando se eu havia jogado com o professor Jesus, mas eu ainda não havia, além do mais neste ano eu que tive que providenciar as minhas inscrições nos torneios e arrumar toda a papelada para a inscrição do JEB´s. Então em 2009, o professor Jesus me chamou para falar do projeto de xadrez que ele estava (ou está), querendo implantar no IFMT. No meu terceiro ano, o professor Jesus já havia iniciado com o projeto, fazendo vários torneios no IFMT em todos os Campi, e um no Campus Bela Vista e outro no Campus Cuiabá, o professor Jesus providenciou a minha inscrição do JEB´s e foi como técnico e nós jogávamos ping nas horas vagas nos dias do torneio. E no ano passado, em 2011, o professor Jesus conseguiu fazer através do IFMT, CONTAUD e do SINASEFE com que eu fosse juntamente com a aluna do Campus Bela Vista Lunna Vezaro para o Campeonato Mundial da Juventude, world youth chess championship 2011, realizado em Caldas Novas-GO.

XC: Quais as suas principais conquistas enxadrísticas? E nos conte um pouco das suas participações nos JEB's.

IB: Eu tinha varias conquistas com o xadrez, mas eu gosto de me lembrar do meu primeiro estadual de xadrez na categoria sub 14, eu com 14 anos e tendo iniciado a fazer aula de xadrez aos 13 anos, havia muitos jogadores no torneio, mas eu com garra consegui vencer, ganhando de jogadores que jogavam a bem mais tempo. Eu fui apenas duas vezes ao JEB´s, a primeira foi no ano de 2008 e a segunda em 2010. Na primeira vez foi em João Pessoa-PB, foi legal, mas foi o meu primeiro torneio brasileiro, e eu me julgava estar no nível muito abaixo dos meus adversários, então fiquei quase na ponta do torneio, mas não entre os primeiros. E na segunda o torneio foi realizado em Goiania - GO, desta vez eu estava mais confiante, acreditando que não havia ninguém melhor que eu, que todos os jogadores estavam no mesmo nível, então fiquei melhor colocado que da primeira vez, conseguindo a segunda colocação no JEB´s 2010.

XC: Qual o seu sonho na modalidade?

IB: Ser reconhecido como um grande jogador mundialmente.

XC: O que falta para o Xadrez Matogrossenses? Você já fez algo para mudar essa realidade?

IB: Falta maior participação dos jogadores nos torneios, pois existem muitos jogadores que por algum motivo se afastam, por exemplo, se todos esses jogadores os jogadores mato-grossenses que estavam afastados participassem de um torneio, uma sala apenas não seria suficiente para todos os jogadores. É, eu tento fazer algo para mudar essa realidade, às vezes eu convido alguns colegas da escola para participar dos torneios. Por exemplo, a Elisangela Ferreira, Lunna Vezaro (que depois que parou de fazer aula no CIN, parou de participar dos torneios).

XC: Quanto é importante conciliar o Xadrez e a Escola? 

IB: Claro. Um exemplo disso, e quando eu fui arrumar a papelada com a escola para ir para o JEB´s. O Diretor de Ensino tinha que assinar um termo de responsabilidade, e quando eu estava na sala dele, ele viu no sistema o meu boletim para verificar se eu estava com boas notas, e ele viu uma nota 6 no meu boletim(sendo que a média era 7), mas eu falei para ele que recuperei na recuperação como mostra o boletim.

XC: Como é o Projeto de Xadrez no IFMT? 

IB: Temos Peças, Tabuleiros, relógios, vontade de jogar, alunos interessados, só não temos uma coisa... uma sala iniciar o projeto.

XC: Como foi a sua experiência no Mundial em Caldas Novas-GO em 2011?

IB: Foi uma experiência muito, muito, muito legal. Conheci muitas pessoas, joguei com enxadristas de diversos países, percebi a enorme diferença dos outros países para o Brasil, não apenas no nível de jogo, mas politicamente falando, o mundial foi no Brasil, mas, por exemplo, havia mais estadunidenses que brasileiros. Além do mais eu treinei o meu inglês e espanhol.

XC: Como foi vencer o atual campeão Matogrossense no Estadual de 2010?

IB: Foi apenas uma revanche, pois ele havia me ganhado em um torneio anterior. O placar está 1-1.

XC: Como Você orienta os seus estudos? Tem alguma dica para enxadristas que estão começando?

IB: Eu leio livros, analiso partidas de mestres e jogo um pouco na internet. Para os enxadristas que estão começando eu recomendo o livro Xadrez Vitorioso – Táticas, ele me ajudou muito no primeiro torneio que venci (já li ele mais de 4 vezes hahaha, mas apenas da primeira vez que tem uma melhora significativa).

XC: O que Você diria (ou já deve ter dito) quando dizem: "Xadrez é coisa de NERD!"?

IB: Eu fico quieto, pois nunca nenhum enxadrista falar isso, todas as pessoas que falam isso são as que não sabe jogar, e não conhece esse extraordinário jogo de estratégia onde vence aquele que possuir maior criatividade, e organizar o seu exercito antecipando a mente do adversário.

XC: Você não tem rating fide, ainda, acha que este é o melhor momento para ter o ranking? Com quantos pontos acha que deveria começar o seu?

IB: Não tenho rating fide, mas acho que ainda não é o melhor momento para criar o ranking, pois depois que cria o rating fica mais difícil para subi-lo do que criar blocos altos. No momento atual, achei que estava melhor, mas acho que o meu rating deve estar por volta de 2000.

XC: Acha que este ano Você foi prejudicado com a realização do CONTAUD 2011 em concomitância com o ENEM?

IB: Não. Não é apenas que não pude participar como jogador do torneio que fui prejudicado, pois eu participei do CONTAUD como observador, analisando as partidas dos jogadores locais e dos mestres nos horários que não se coincidiam com o da prova.

XC: O que Você acha das Redes Sociais (orkut, facebook, twitter, badoo, etc etc etc)? E dos blogs?

IB: Essas redes sociais e blogs são a melhor forma de comunicação, pois é simples, rápida e melhor e de graça. Graças a essas redes sociais as noticias não transmitida para varias pessoas de forma eficiente. E para o xadrez elas são excelentes, pois eu posso postar fotos, vídeos e datas dos torneios. Se bem usadas as redes sociais podem ajudar, senão elas podem até vir a atrapalhar.

XC: Você possui um blog, (http://xadrezifmt.blogspot.com/) relatou algumas informações do I CONTAUD INTEREQUIPES e deixou-o de alimentá-lo, o que faltou para dar continuidade a ele?

IB: Eu criei este blog para divulgação dos torneios do projeto de xadrez no IFMT, mas eu o parei de alimentá-lo, por que não houve nenhum outro torneio que envolvia vários alunos do IFMT, acho que por causa da greve, mas eu pretendo reativar o blog este ano.


XC) Ping!

a) ÍDOLO: Kasparov.

b) MELHOR MATOGROSSENSE, na atualidade: Ana Vitória.

c) MELHOR DO BRASIL: Vescovi

d) MELHOR DO MUNDO: Kasparov.

e) MELHOR PROFESSOR: Wilson Faval.

f) MELHOR FILME DE XADREZ: Lances Inocentes (É o único filme de xadrez que eu assisti).

Palavras do Ivoney:

Agradeço a todos que acreditam no meu potencial no xadrez e acredito no xadrez matogrossense.

2 comentários:

  1. Que entrevista entusiasmante!
    Ivoney, parabéns pela sua força de vontade! Que consiga evoluir mais e mais no xadrez e na vida!

    ResponderExcluir