segunda-feira, 31 de outubro de 2011

2a. Etapa Circuito Peninha Verde - Cuiabá/MT

Ocorreu no último dia 29 de outubro, a 2a Etapa do Circuito Peninha Verde, no município de Cuiabá/MT. Organizado pelo Professor Thiago Barbosa e auxiliado pelos enxadristas Daniel Freitas e Rafael Pimentel. 

O evento contou com a participação de alunos da escola cujo toma nome o circuito e obteve mais de X inscritos desde o Pré até a 5a. série regular do ensino fundamental. A premiação foi de troféus para os campeão de cada categoria e medalhas aos demais. 

O torneio contou com as seguintes categorias:

Pré Escola;
1a. série;
2a. série;
3a. série; e
4a. e 5a. série.

Importante enaltecer que a premiação ocorrera em ambos os sexos.

O torneio iniciou seus trabalhos às 8h50, quando os enxadristas já haviam tomado café da manhã e inicio a primeira rodada. Sendo disputado em 4 rodadas sem limite de tempo, o Torneio teve disputa até às 11h00 da manhã, restando apenas a premiação.

Veja abaixo a lista de Campeões da 2a. Etapa do Circuito Peninha Verde e algumas fotos:

Categoria Pré Escola
Masculino: Luiz Aurélio
Feminino: Maria Lúcia

Categoria 1a. série:
Masculino:  Paulo Vitor
Feminino:  Ana Vitória Paschoalino


Categoria 2a. série:
Masculino:  Pedro Rocha
Feminino: Maria Luiza


Categoria 3a. série:
Masculino: Júlio Victor
Feminino: Thalita



Categoria 4a. e 5a. série:
Masculino:  Vinícius
Feminino: Yasmin



Pais presentes!

Fair play!



Prof. Thiago Barbosa








Enquanto isso, no Colégio Shalom foi organizado pelo Prof. Pedro, mais um torneio aberto escolar, onde compareceram enxadristas de mais de 5 colégios de Cuiabá, resultando em mais de 60 alunos inscritos. Mais informações, basta acessar o blog do Prof. Pedro: CLIQUE AQUI.

Parabéns a todos os eventos realizados e todos aqueles que apoiam e participam desse movimento que é o Xadrez no Estado de Mato Grosso.

domingo, 30 de outubro de 2011

Ratings Contaud 2011: Ratings MT

Prezados enxadristas, mais uma vez venho elucidar acontecimentos do glorioso CONTAUD 2011 ocorrido na última semana. Desta vez trago a tona os blocos fide, quem fez e quem não fez bloco e o que precisam para fechar os seu rating, quem perdeu e quem ganhou ponto, então vamos lá, seguindo a ordem de maior rating aos Sem Rating, ordenados pela classificação no Torneio.

Variação: -3,90
Motivos: Tarciano enfrentou apenas 1 jogador com rating fide, o GM Everaldo Matsuura, e foi derrotado. Tarciano está com o fator K* igual a 30, onde a variação multiplica-se por 3,0 e reflete nos ganhos e perdas de pontos.

Variação: -1,20
Motivos: Ana enfrentou apenas 1 jogador com rating fide, o GM Krikor Mekhitarian, e foi derrotada. Ana já está com o fator K* igual a 15, a variação multiplica-se por 1,5.

Variação: -6,30
Motivos: Munir enfrentou 2 jogadores com rating fide, o MI Roberto Molina e o MF Ricardo Benares, e foi derrotado em ambas as partidas. Destaque para o fator K* de Munir que é 30, a variação multiplica-se por 3, o que dá reflexo nos ganhos e nas perdas.

Saulo Márcio
Variação: -27,00
Motivos: Saulo enfrentou 2 jogadores com rating fide, o GM Andrés Rodrigues e Francemir Barra, e foi derrotado em ambas as partidas. 

Variação: 0,0
Motivos: O enxadrista Jesus não enfrentou nenhum jogador com rating fide, dessa forma, não variou o seu rating. Em compensação, cooperou com outros enxadristas que estão formando o seu bloco.

Bloco Fide: 2045 
Adversários com Rating: 5
O que é preciso: Enfrentar outros 4 jogadores para efetivar o rating no prazo de 2 anos. Com a nova regra de rating, se jogar um torneio e enfrentar um enxadrista com rating fide, valerá para cálculo de variação de rating, ou seja, as próximas 4 partidas do Leonardo, contra jogadores com rating fide.

Bloco Fide: 2054
Adversários com Rating: 5
O que é preciso: Enfrentar outros 4 jogadores para efetivar o rating no prazo de 2 anos. Com a nova regra de rating, se jogar um torneio e enfrentar um enxadrista com rating fide, valerá para cálculo de variação de rating, ou seja, as próximas 4 partidas do Joaquim, contra jogadores com rating fide.

Bloco Fide: 2094 
Adversários com Rating: 6
O que é preciso: O melhor bloco dentre os enxadristas sem rating foi a de Petrus. Com 3,0 em 6,0 fez um bloco considerável de quase 2100 pontos. A partir de agora começa a contagem de 2 anos para Petrus finalizar o seu bloco necessitando apenas de 3 partidas contra jogadores fide, visto que após esse período o bloco caducará.

Bloco Fide: 2029
Adversários com Rating: 5
O que é preciso: Elizeu está confortável. Para concluir o seu rating basta aguardar a próxima listagem, sairá 2020. Elizeu já havia disputado outros 2 eventos, onde fez blocos de 1872 e 2001. Já no Contaud conquistou a marca de 2029, o maior entre os seus blocos.

Bloco Fide: 2090
Adversários com Rating: 5
O que é preciso: É praticamente a mesma de Leonardo e Joaquim, enfrentar outros 4 jogadores para efetivar o rating no prazo de 2 anos. Com a nova regra de rating, se jogar um torneio e enfrentar um enxadrista com rating fide, valerá para cálculo de variação de rating, ou seja, as próximas 4 partidas do Donizete, seja ela vitória, vitória, empate ou derrota, contra jogadores com rating fide.

Bloco Fide: 1765
Adversários com Rating: 2
O que é preciso: A situação de José Arlindo é diferente; José já obtinha outros 2 blocos, conquistados em Janeiro e Julho/2009, infelizmente, ambos caducaram, e agora, já na regra nova, José Arlindo encontra-se com apenas este bloco de 1765 e 0,5 ponto, conquistado contra Ana Rothebarth. A partir de agora José Arlindo necessita de mais 7 partidas contra jogadores com rating fide.

Bloco Fide: 1683
Adversários com Rating: 3
O que é preciso: Olavo também é um jogador que merece comentários. Este já possui outros 3 eventos, além do Contaud 2011. Todos atualizados nas listas de setembro e que atualizará em novembro já com o seu novo rating fide: 1635. O que levou o rating de Olavo para ser tão abaixo do seu real nível foi um torneio disputado em Jataí/GO que gerou o bloco de 1270.

Bloco Fide: 1225
Adversários com Rating: 2
O que é preciso: Leonardo Nunes havia disputado o Torneio em Jataí/GO e lá descartou o seu primeiro bloco, também de 2, sem ponto e abaixo de 1200 de média. Ocasionando assim, a validade do seu primeiro bloco, 1225, com duas derrotas. Leonardo precisará fazer novos torneios e enfrentar pelo menos 7 jogadores fide para efetivar o seu rating no prazo de 2 anos.

Bloco Fide: 1586
Adversários com Rating: 2
O que é preciso: Fernando não conquistou pontuação neste primeiro bloco e, dessa forma, ficou descartado. O próximo evento de Fernando valerá para cálculo de rating fide, que seja vitória, empate ou derrota e com qualquer número de jogadores com fide.

Bloco Fide: 1269
Adversários com Rating: 3
O que é preciso: Com este bloco descartado por não ter pontuado sobre os jogadores fide, Manassés precisa jogar outras 9 partidas em torneios válidos para cálculo de rating fide e seja qual for o resultado, começará a valer para o cálculo final de rating fide, respeitando o prazo de 2 anos.

Bloco Fide: 1646
Adversários com Rating: 2
O que é preciso: por não ter pontuado contra jogadores fide e ter feito apenas 2 partidas, Kerginaldo não efetivou seu bloco. Mas a partir deste, qualquer partida, com qualquer resultado resultará em blocos para efetivar o rating fide.

Bloco Fide: 1874
Adversários com Rating: 3
O que é preciso: Com a vitória sobre Jesus, Alex efetivou o seu bloco e o início da contagem. Para efetivar o rating é preciso jogar outras 6 partidas em torneios válidos no prazo de 2 anos.

Bloco Fide: 1876
Adversários com Rating: 4
O que é preciso: ao vencer Jesus, Coraci efetivou o seu bloco. A partir de agora é necessário jogar outras 5 partidas contra jogadores fide no prazo de 2 anos.

Bloco Fide: 1933
Adversários com Rating: 3
O que é preciso: ao vencer Roberto Carlos Hengles, Rafael efetivou o seu bloco. A partir de agora é necessário jogar outras 6 partidas contra jogadores fide no prazo de 2 anos.

Bloco Fide: 1789
Adversários com Rating: 4
O que é preciso: ao vencer Sidney, Bruno efetivou o seu bloco. A partir de agora é necessário jogar outras 5 partidas contra jogadores fide no prazo de 2 anos.

Bloco Fide: 2004
Adversários com Rating: 5
O que é preciso: ao conquistar 1,5 pontos contra jogadores fide, Marcelo efetivou o seu bloco. A patir de agora é necessário jogar outras 4 partidas contra jogadores fide no prazo de 2 anos.

Bloco Fide: 1490
Adversários com Rating: 4
O que é preciso: Este primeiro bloco de Andressa foi desconsiderado devido não ter tido vitória sobre nenhum jogador fide. Mas a partir de agora, as próximas 9 partidas de Andressa valerão para cálculo da efetivação do rating fide.

Bloco Fide: 1753
Adversários com Rating: 4
O que é preciso: efetivou o seu bloco ao vencer Sidney, a partir de agora Tulio tem o prazo de 2 anos para enfrentar outros 5 jogadores fide para efetivar o seu rating fide.

Bloco Fide: 1633
Adversários com Rating: 2
O que é preciso: Andrey possuia outro bloco, 1903, conquistado no Contaud 2008, mas infelizmente este fora caducado, assim como na situação do José Arlindo. A partir disso, essas 2 partidas de Andrey valeram para o cálculo e a partir de agora Andrey necessita de outras 7 partidas contra jogadores fide, no prazo de 2 anos, para efetivar o seu rating.

Bloco Fide: 1348
Adversários com Rating: 3
O que é preciso: este primeiro bloco foi descartado visto que Tulio não pontuou contra nenhum dos seus adversários fide. Já para os próximos torneios válidos para cálculo de rating fide, qualquer partida valerá para a efetivação do seu rating, dessa forma, as próximas 9 partidas contra jogadores fide valerão.

Bloco Fide: 1755 
Adversários com Rating: 2
O que é preciso: este primeiro bloco foi descartado visto que Antonio Leonardo não pontuou contra nenhum dos seus adversários fide. Já para os próximos torneios válidos para cálculo de rating fide, qualquer partida valerá para a efetivação do seu rating, dessa forma, as próximas 9 partidas contra jogadores fide valerão. Pena não ter acertado um Mestre, a partida foi sensacional!

Bloco Fide: 1360
Adversários com Rating: 1
O que é preciso: este primeiro bloco foi descartado visto que Eduardo não pontuou contra nenhum dos seus adversários fide. Já para os próximos torneios válidos para cálculo de rating fide, qualquer partida valerá para a efetivação do seu rating, dessa forma, as próximas 9 partidas contra jogadores fide valerão.

Bloco Fide: 1201
Adversários com Rating: 2
O que é preciso: Neste caso, o bloco de 1201 não valerá visto que no primeiro bloco é necessário: Pontuar e que seja, no mínimo, contra 3 adversários com rating fide. Isso para o primeiro torneio válido para rating fide, a partir de agora não há mais descartes, se jogar uma partida contra um jogador fide em qualquer evento, valerá para a efetivação do rating.

Bloco Fide: 1203
Adversários com Rating: 2
O que é preciso: este primeiro bloco foi descartado visto que Thiago não pontuou contra nenhum dos seus adversários fide. Já para os próximos torneios válidos para cálculo de rating fide, qualquer partida valerá para a efetivação do seu rating, dessa forma, as próximas 9 partidas contra jogadores fide valerão.

fator K* = o fator K é um diferencial para impulsionar ou readequar os ratings daqueles que possam estar inflacionados ou abaixo daquilo que lhe é conferido subdividido da seguinte forma:

Novos ratings, até 30 partidas: K = 30
Após a 30 partida e menos de 2400, publicados: K=30
Acima de 2400: K=20

Conforme o HANDBOOK da FIDE.

Para maiores informações, basta clicar sobre o seu nome e irá acessar a sua página no SITE DA FIDE.
Dentre essas informações a organização do CONTAUD 2011 precisa relatar algumas outras informações:

O evento contou com a participação de 53 enxadristas inscritos; 6 GM's, 4 MI's, 3 MF's e 26 jogadores sem rating. Dentre os sem rating 24 eram jogadores do Mato Grosso e, 14 conquistaram blocos iniciais ou complementares.

Entre os enxadristas com rating fide, tivemos a queda de 38,4, mas para a próxima listagem, já teremos outros dois novos enxadristas do Estado com rating fide.

Todo o evento só foi possível por ter tido apoio dos enxadristas e, também, do GRUPO CONTAUD que apoia incessantemente a modalidade de forma incisiva e traz esse tipo de resultado a tona levando o Estado de Mato Grosso à realidade do Xadrez Nacional.

domingo, 23 de outubro de 2011

CONTAUD 2011: 6a. Rodada


Ocorreu nesta tarde a 6a. e última rodada do Contaud 2011. Sete enxadristas tinham a chance do título e o que obtinha de maior vantagem era o MI José Cubas; a vantagem era apenas na pontuação, pois o paraguaio enfrentaria o GM n° 1 do País: Giovanni Vescovi.

Os demais embates eram os seguintes:

Mesa 02: MF Jatobá x GM Leitão
Mesa 03: GM Rodriguez x GM Mareco
Mesa 04: MI Stamenkovic x GM Mekhitarian
Mesa 05: GM Matsuura x MF Brito

Nestas mesas decisivas, o GM Matsuura venceu o MF Luismar Brito, o MI Dragan empatou com o GM Krikor e no duelo estrangeiro, o argentino GM Sandro Mareco levou a melhor sobre o GM uruguaio Andrés Rodriguez.

Após a vitória do GM Vescovi na mesa 01 sobre o MI Cubas, Rafael Leitão precisava de uma vitória para levar o título, visto que os seus critérios de desempate, definidos pelo "Progressive Score", era superior aos seus adversários.

Leitão mostrou a força no tabuleiro e venceu o MF Paulo Jatobá e ficou com o título. É o 2o. título do GM em CONTAUDs, na Edição de 2008, Rafael saiu vitorioso.

Parabéns aos enxadristas do Mato Grosso que conquistaram seus blocos, que fizeram aquisições importantíssimas para o seu crescimento e que participaram, desde o início, de como foi construir este evento para que fosse atrativo e de bom nível.

Importante salientar que este torneio só foi possível ocorrer graças ao apoio do grupo CONTAUD, representado pelo Dr. José Arlindo do Carmo; onde o mesmo premiou os seguintes enxadristas:

1) GM Rafael Leitão (2622) - 5pts.
2) GM Giovanni Vescovi (2634) -5 pts.
3) GM Sandro Mareco (2597) - 5 pts.
4) MI José Cubas (2529) - 4,5 pts.
5) MI Dragan Stamenkovic (2410) - 4,5 pts
6) GM Everaldo Matsuura (2485) - 4,5 pts
7) MI Roberto Molina (2419) - 4,5 pts
8) MI Marcus Vinicius (2341) - 4,5 pts
9) GM Krikor Mekhitarian (2431) - 4,5 pts
10) GM Andrés Rodriguez (2505) - 4,5 pts

Melhor Sub15: Antonio Leonardo (UR) - 42o. lugar Absoluto
Melhor Sub 2200: Guilherme Rezende (2060) - 15o. lugar Absoluto
Melhor Matogrossense: Tarciano Bandeira (2162) - 15o. lugar Absoluto
Melhor Feminino: Ana Rothebarth (2043) - 22o. lugar Absoluto


Veja algumas fotos da última rodada

Mesa 19: Kerginaldo Brito x Donizete Langner
Mesa 02: GM Rafael Leitão x MF Paulo Jatobá
Mesa 01: GM Vescovi x MI Cubas
Mesa 07: MI Marcus Vinicius x Leonardo Stivanelli
Mesa 14: Ana Rothebarth x Andrey Arakaki
Julio Eimard - MG
Premiação: Contaud - Mato Grosso
Tarciano Bandeira - Melhor Matogrossense
Ana Rothebarth - Melhor Feminino
Outras ligações:





Apoio:


CONTAUD 2011: 5a. Rodada

Às 8h30, sim, as 8h30 da manhã, os enxadristas se reuniram no Hotel Veneza Palace para a disputa da 5a. Rodada do CONTAUD 2011.

Veja abaixo os destaques:

Mesa 02: Krikor 0x1 Cubas
Mesa 04: Barobsa 0x1 Vescovi
Mesa 05: Mareco 1x0 Benares

Nas mesas 01 e 03, as disputas envolviam Rafael Leitão e Andrés Rodriguez, Paulo Jatobá e Everaldo Matsuura, que finalizaram suas partidas com empate.

Veja mais detalhes em Chess-results.com

Mesa : José Arlindo x Ana Rothebarth

MI José Cubas

MI Dragan Stamenkovic

MI Marcus Vinicius

CONTAUD 2011: 4a. Rodada

Em Cuiabá não faz muito calor, mas no tabuleiro, rodadas quentes!

A 4a. Rodada teve embates magníficos nas primeiras mesas como:

Mesa 01: MI Cubas x GM Leitão
Mesa 02: GM Vescovi x GM Mekhitarian
Mesa 03: MI Dragan x Mareco

Em que todas tiveram o mesmo resultado: empate!
Enquanto uns vestem a camisa (Jesus - IFMT)

outros vestem bonés (Gerson  Peres - Site Clube de Xadrez)
E outros, seus chapéus: Manassés

Mesa 05: Leonardo Stivanelli x MF Paulo Jatobá (2426)

Duelo Feminino na mesa 17: Ana Rothebarth x Andressa Muniz

Mesa 06: Tarciano Bandeira x GM Everaldo Matsuura

Mesa 01: GM Rafael Leitão x MI José Cubas

Mesa 07: MI Roberto Molina x Munir Said (quase Papai)