domingo, 27 de novembro de 2011

Kerginaldo, o Capivarão! Parabéns Campeão!

Ocorreu no último sábado, dia 26 de novembro, o Capivarão 2011 no bloco de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso. O Prof. Pedro Antonio, Presidente da FMTX, organizou o evento e mesmo com um pequeno atraso conduziu o torneio de forma peculiar e muito tranquila de forma que o evento terminou por volta das 18h30.

Rafael Pimentel era o número 1 do Torneio por incluir o Rating Rápido de Cuiabá e ter sido o campeão do Circuito Cuiabano Rápido detinha da marca dos 1947 pontos de rating. A ideia é que este rating se expanda pelo Estado Matogrossense.

Bem, mas vamos ao que realmente interessa aos Capivaras, os fatos engraçados e os resultados:

Na primeira rodada, por muitos dos fortes jogadores não possuir rating, de cara alguns jogos complicados, como Christian Casanova x Donizete Langner e José Arlindo x Coraci Leite. Em ambas partidas as negras saíram vitoriosas. Destaque para a partida "Família" na primeira rodada: Lairson Silva x Alex Castro, Pai e Filho. O Pai colocou o filho para dormir mais cedo e foi o vitorioso.



Ainda nesta rodada o fato mais divertido foi o enaltecido pelo Prof. Pedro, onde informou que devido o Torneio ser chamado de Capivarão o próprio SwissPerfect fez o favor de separar os "fortes" dos "fracos" deixando o enxadrista Saulo Martins, um dos enxadristas mais fortes do Torneio e de Cuiabá, de bye logo nesta rodada.



Para a segunda rodada, vários embates embalaram os finais, como Coraci Leite x Leonardo Stivanelli, Donizete Langner x Lairson Silva, Munir Calixto x Rodrigo Miranda e Paulo Afonso x José Arlindo. Onde Leonardo, Lairson e José Arlindo sairam vitoriosos, enquanto Munir Calixto e Rodrigo Miranda ficaram no empate. Segundo ambos, foi uma estratégia para se colocar bem no torneio.

Na terceira rodada, "o bicho pegou" ou "a capivara pegou". Na mesa 01, Rafael Pimentel x Leonardo Stivanelli fizeram uma partida emocionante até Rafael tirar uma lasca de vantagem e sair vitorioso. Enquanto isso nas mesas subsequentes, Saulo x Kerginaldo, Lairson x Munir Calixto, Rodrigo Miranda x Donizete Langner e nas mesas 5 e 6, José Arlindo enfrentou Lindote e Christian enfrentou Alex Castro. Sairam com a vitória os enxadristas Kerginaldo, Lairson, Donizete, Lindote e Christian, já afunilando o torneio e deixando com 3 pontos apenas 4 enxadristas.

Na quarta rodada, o confronto de Kerginaldo Brito x Lairson Silva definiria quem disputaria a penúltima rodada, que vencera Ronaldo Borges após um belo arremate com direito a sacrifícios e sequencia de mate. Kerginaldo venceu e foi com tudo para cima do atual campeão rápido cuiabano. Outros embates importantes foram ocasionados nas mesas 3, 4 e 6, onde Leonardo, Saulo e Cristian sairam vitoriosos sobre Lindote, Donizete e Coraci Leite.

Na quinta rodada, o confronto esperado e cheio de supresas, Rafael Pimentel recebia Kerginaldo Brito, onde Kerginaldo aproveitou muito bem uma bobeada do maior rating do Torneio e saiu com uma Torre limpa, em seguida, vacilou e Rafael recuperou e o que tudo parecia um final feliz para o enxadrista recém chegado em Cuaibá, mais uma capivarada o deixou em péssimos lençóis e Kerginaldo Brito venceu com muita categoria o final. Nesta rodada ainda tivemos Leonardo vencendo com maestria o fortíssimo Saulo Martins além de Rodrigo Miranda vencendo Alex Castro. Destaque para a partida mais confusa do Torneio, entre Aigo Nascimento x Lairson Silva, em que Aigo tinha 5 minutos e Lairson apenas 1 e em um movimento impensado em uma partida de Torre e Peão para cada lado, deixou a Torre no ar, Aigo, responde o lance rapidamente, ignorando a escapada de Lairson. Continuando, acabou que Aigo perdeu o seu Peão e acabou perdendo a Torre, neste lance ele abandona, quando ele abandonou, o tempo de Lairson caiu. Vitória de Lairson devido ao abandono do enxadrista Aigo.


Na sexta e última rodada, Kerginaldo liderava com 5,0 pontos e com maiores chances de ser campeão, seguido por um pelotão de 4 enxadristas com 4,0 pontos que poderiam ou não chegar a 5,0 pontos e deixarem para os critérios de desempate, sendo eles Rafael Pimentel, Lairson Silva, Leonardo Stivanelli e Christian Casanova. Sólido, Kerginaldo entrou e empatou a sua partida sem muitas complicações e sagrou-se campeão do Capivarão 2011, acertando a sua presença no Estadual com Inscrição Grátis! Rafael Pimentel e Leonardo Stivanelli venceram suas partidas e finalizaram o Torneio em 2° e 3°, respectivamente. 

O Evento contou com a participação de 27 enxadristas e, dentre eles, tivemos a participação de 11 enxadristas da categoria Sub-14, onde Amanda Borges levou o título ao conquistar 3 pontos dos 6,0 em disputa. 

Veja abaixo a classificação final:


Veja a variação de rating:


E acompanhe na seção Downloads o Rating Cuiabano Rápido atualizado!

Mais uma vez parabenizar a pro-atividade do Prof. Pedro na realização do Evento e pela persistência. Naturalmente alguém desanimaria diante de fatos que nos chatearia, mas o grande Professor Pedro não. Agradecer o grande apoio da UFMT que sempre reserva boas acomodações para o evento e à Contaud que é apoiador natural do xadrez matogrossense.


Para mais discontração, vou adicionar um vídeo abaixo que, por a pedido do autor, solicitou que divulgasse para demonstrar o verdadeiro espírito de capivara, portanto, ai vai Saulo:




E, para finalizar, mais um grande parabéns ao Capivarão de 2011:



Opa... ao Campeão do Capivarão 2011! Parabéns Kerginaldo!

Agora ficamos na expectativa de maiores informações sobre o Campeonato Estadual a ser realizado nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso, no bloco de Educação Física, nos dias 10 e 11 de dezembro.

Dúvidas, tratar com o Professor Pedro.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Torneio Capivarão 2011

Por total iniciativa do Professor Pedro Antonio, realizar-se-á no próximo dia 26 de novembro, nas dependências do bloco de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, o primeiro Torneio Capivarão 2011.


Torneio este que possui o intuito de interagir os enxadristas do Município, Região e do Estado e, também, como preparação para Campeonato Estadual 2011, que em breve traremos mais informações.

Veja abaixo informações do Evento:

Pelo sistema suiço em 6 rodadas conforme segue a Programação:
até 13h40 confirmação dos inscritos
13h50 - 1a. Rodada
14h40 - 2a. Rodada
15h30 - 3a. Rodada
16h20 - 4a. Rodada
17h05 - 5a. Rodada
17h55 - 6a. Rodada

Tempo de Reflexão: 21' nocaute.

Taxa de Inscirção:
R$ 10,00; e
R$ 5,00 para menores de 14 anos.

Premiação:
Absoluto: Medalhas do 1° ao 7° lugar
Sub 12: Medalhas do 1° ao 7° lugar

O Torneio entrará para cálculo de rating 21' de Cuiabá, mas extensivo aos demais municípios que queiram participar. E, ainda, o Campeão será isento da inscrição do Campeonato Estadual a ser realizado em dezembro de 2011.

O Evento tem o apoio da CONTAUD e da Universidade Federal de Mato Grosso, além da realização da FMTX.

Ainda, é importante informar que, no último dia 12 de novembro foi realizado o Pré Capivarão, com o controle de tempo de 5 minutos nocaute. Contou com a participação de 12 enxadristas e em um final emocionante, Rafael Pimentel saiu com melhores critérios de desempate sobre Petrus Rosa, sagrando-se campeão desse preparatório. Mas agora é pra valer e todos estarão presentes novamente para a disputa de mais um evento contagiante. 

Maiores informações aqui no Blog do Xadrez Cuiabano e no Blog do Professor Pedro: Cuiabá Xadrez Clube.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jubs 2011: Resultados

Ocorreu entre os últimos dias 4 e 7 de novembro, as Olimpíadas Universitárias ou Jogos Universitários Brasileiro, o JUB's. Disputado no município de Campinas/SP, próximo a São Paulo (capital), 70 enxadristas reuniram-se para a disputa, sendo 31 universitárias e os outros 39 universitários. Dos representantes do Mato Grosso tivemos dois, um em cada naipe, sendo a melhor enxadrista do estado, Ana Vitória Rothebarth, e o jovem egresso de Campo Verde, agora residente em Cuiabá, Donizete Langner.

Ana Rothebarth (2035) era a número 1 do Torneio, com o maior rating fide, e mesmo com dois empates tinha reais chances de garantir o título, mas após uma partida emocionante com quatro horas de partida, foi derrotada para a boa jogadora Cintia Leão (1930) e terminou com a quarta colocação, culminando ainda na perda de 4,8 pontos de rating.



Veja a Classificação Final da categoria.

Donizete Langner (UR) foi apenas o número 37 do Torneio, visto que não possui rating fide, mas fez um bom bloco na edição de 2011 do CONTAUD. Ao ser derrotado logo na 1a. rodada pelo amazonense Jordan Gomes (1948), Donizete ficou de bye e tudo parecia estar escuro neste torneio para o enxadrista, mas nas demais 5 rodadas conquistou 3 pontos contra bons jogadores e ao acumular 4 pontos em 7 possíveis finalizou o Torneio em 15o. lugar. A boa notícia é que Donizete fez outro bloco de rating fide, agora, de 1937.



Veja a Classificação Final da categoria.

O Evento teve organização do Comitê Olimpico Brasileiro - COB e da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX.

Outro evento badalado que ocorrerá a partir da próxima quinta feira (dia 17 de novembro) o Mundial Juvenil em Caldas Novas, e teremos 3 representantes do Estado, sendo: Antonio Leonardo, Lunna Vezzaro e Ivoney Borges. A torcida de todos os Matogrossenses acompanhará cada um de Vocês.

Veja a lista de inscritos:

Feminino: Sub 08 - Sub 10 - Sub 12 - Sub 14 - Sub 16 - Sub 18
Masculino: Sub 08 - Sub 10 - Sub 12 - Sub 14 - Sub 16 - Sub 18

Totalizando na participação de 1111 enxadristas, com a parcela de 129 brasileiros.

Sem dúvidas será um grande sucesso! 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Semifinal do Brasileiro, Torneio em Barra do Garças e JUBs 2011.

Ocorreu entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, a Semifinal 1, do Campeonato Brasileiro de Xadrez, em Brasíla/DF. No certame estiveram presentes cerca de 70 enxadristas e, entre eles, os GM's Krikor Mekhitarian, n° 1 do torneio, e Felipe El Debs, n° 2 do Torneio.

Os outros titulados presentes eram: MIs Evandro Amorin e Roberto Molina e os MFs Aroldo dos Santos, Luiz Abdalla, Lincoln Lucena, Ricardo Teixeira, Alvaro Aranha, Simão Dias, Charles Gauche e Adriano Valle. Representando a ala feminina, a WFM e n° 1 do país, Vanessa Feliciano.

Marcando presença, o matogrossense Tarciano Bandeira, maior rating do Estado (2162), atual campeão Estadual e destaque como melhor matogrossense no Contaud 2011, teve uma atuação comedida. Jogou pouco nas primeiras mesas, mas até a 5a. rodada figurava-se em uma boa colocação com 3,5 pontos. A partir da 6a. rodada, quando foi derrotado pelo MI Roberto Molina, na 7a. rodada não compareceu para o embate contra o MF Simão Dias.

Ao vencer a 8a. rodada ficou com 4,5 pontos em 8,0 possível, perdeu 8,0 pontos de rating fide e amargurou a 28a. colocação.

O grande campeão, com folga e tranquilidade, foi o GM Felipe de Cresce El Debs (2478) com 7 pontos em 8, com dois empates nas últimas duas rodadas. El Debs foi seguido na classificação final pelo GM Krikor (2488) e outra manada de enxadristas com 6,0 pontos.


Veja também a classificação final e outros detalhes do Enxadrista Tarciano Bandeira no torneio.

Enquanto isso...

  • Em Campinas/SP, os enxadristas matogrossenses Ana Rothebarth e Donizete Langner entraram na disputa do OUJUB's 2011, no Clube Semanal de Cultura Artística hoje após as 13 hs, quando foi o Congresso Técnico e a competição se estenderá até o dia 07. Veja o REGULAMENTO DO XADREZ nos JUBs 2011. Observe a calorosa reunião para recepção de Dirigentes promovidas pela CBDU. Outras informações: Site da CBDU.
Veja os resultados e partidas pelo Chess-Results:

Masculino    -    Feminino

Em breve início da cobertura do Evento.