Ocorreu no último sábado, dia 26 de novembro, o Capivarão 2011 no bloco de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso. O Prof. Pedro Antonio, Presidente da FMTX, organizou o evento e mesmo com um pequeno atraso conduziu o torneio de forma peculiar e muito tranquila de forma que o evento terminou por volta das 18h30.
Rafael Pimentel era o número 1 do Torneio por incluir o Rating Rápido de Cuiabá e ter sido o campeão do Circuito Cuiabano Rápido detinha da marca dos 1947 pontos de rating. A ideia é que este rating se expanda pelo Estado Matogrossense.
Bem, mas vamos ao que realmente interessa aos Capivaras, os fatos engraçados e os resultados:
Na primeira rodada, por muitos dos fortes jogadores não possuir rating, de cara alguns jogos complicados, como Christian Casanova x Donizete Langner e José Arlindo x Coraci Leite. Em ambas partidas as negras saíram vitoriosas. Destaque para a partida "Família" na primeira rodada: Lairson Silva x Alex Castro, Pai e Filho. O Pai colocou o filho para dormir mais cedo e foi o vitorioso.
Ainda nesta rodada o fato mais divertido foi o enaltecido pelo Prof. Pedro, onde informou que devido o Torneio ser chamado de Capivarão o próprio SwissPerfect fez o favor de separar os "fortes" dos "fracos" deixando o enxadrista Saulo Martins, um dos enxadristas mais fortes do Torneio e de Cuiabá, de bye logo nesta rodada.
Para a segunda rodada, vários embates embalaram os finais, como Coraci Leite x Leonardo Stivanelli, Donizete Langner x Lairson Silva, Munir Calixto x Rodrigo Miranda e Paulo Afonso x José Arlindo. Onde Leonardo, Lairson e José Arlindo sairam vitoriosos, enquanto Munir Calixto e Rodrigo Miranda ficaram no empate. Segundo ambos, foi uma estratégia para se colocar bem no torneio.
Na terceira rodada, "o bicho pegou" ou "a capivara pegou". Na mesa 01, Rafael Pimentel x Leonardo Stivanelli fizeram uma partida emocionante até Rafael tirar uma lasca de vantagem e sair vitorioso. Enquanto isso nas mesas subsequentes, Saulo x Kerginaldo, Lairson x Munir Calixto, Rodrigo Miranda x Donizete Langner e nas mesas 5 e 6, José Arlindo enfrentou Lindote e Christian enfrentou Alex Castro. Sairam com a vitória os enxadristas Kerginaldo, Lairson, Donizete, Lindote e Christian, já afunilando o torneio e deixando com 3 pontos apenas 4 enxadristas.
Na quarta rodada, o confronto de Kerginaldo Brito x Lairson Silva definiria quem disputaria a penúltima rodada, que vencera Ronaldo Borges após um belo arremate com direito a sacrifícios e sequencia de mate. Kerginaldo venceu e foi com tudo para cima do atual campeão rápido cuiabano. Outros embates importantes foram ocasionados nas mesas 3, 4 e 6, onde Leonardo, Saulo e Cristian sairam vitoriosos sobre Lindote, Donizete e Coraci Leite.
Na quinta rodada, o confronto esperado e cheio de supresas, Rafael Pimentel recebia Kerginaldo Brito, onde Kerginaldo aproveitou muito bem uma bobeada do maior rating do Torneio e saiu com uma Torre limpa, em seguida, vacilou e Rafael recuperou e o que tudo parecia um final feliz para o enxadrista recém chegado em Cuaibá, mais uma capivarada o deixou em péssimos lençóis e Kerginaldo Brito venceu com muita categoria o final. Nesta rodada ainda tivemos Leonardo vencendo com maestria o fortíssimo Saulo Martins além de Rodrigo Miranda vencendo Alex Castro. Destaque para a partida mais confusa do Torneio, entre Aigo Nascimento x Lairson Silva, em que Aigo tinha 5 minutos e Lairson apenas 1 e em um movimento impensado em uma partida de Torre e Peão para cada lado, deixou a Torre no ar, Aigo, responde o lance rapidamente, ignorando a escapada de Lairson. Continuando, acabou que Aigo perdeu o seu Peão e acabou perdendo a Torre, neste lance ele abandona, quando ele abandonou, o tempo de Lairson caiu. Vitória de Lairson devido ao abandono do enxadrista Aigo.
Na sexta e última rodada, Kerginaldo liderava com 5,0 pontos e com maiores chances de ser campeão, seguido por um pelotão de 4 enxadristas com 4,0 pontos que poderiam ou não chegar a 5,0 pontos e deixarem para os critérios de desempate, sendo eles Rafael Pimentel, Lairson Silva, Leonardo Stivanelli e Christian Casanova. Sólido, Kerginaldo entrou e empatou a sua partida sem muitas complicações e sagrou-se campeão do Capivarão 2011, acertando a sua presença no Estadual com Inscrição Grátis! Rafael Pimentel e Leonardo Stivanelli venceram suas partidas e finalizaram o Torneio em 2° e 3°, respectivamente.
O Evento contou com a participação de 27 enxadristas e, dentre eles, tivemos a participação de 11 enxadristas da categoria Sub-14, onde Amanda Borges levou o título ao conquistar 3 pontos dos 6,0 em disputa.
Veja abaixo a classificação final:
Veja a variação de rating:
E acompanhe na seção Downloads o Rating Cuiabano Rápido atualizado!
Mais uma vez parabenizar a pro-atividade do Prof. Pedro na realização do Evento e pela persistência. Naturalmente alguém desanimaria diante de fatos que nos chatearia, mas o grande Professor Pedro não. Agradecer o grande apoio da UFMT que sempre reserva boas acomodações para o evento e à Contaud que é apoiador natural do xadrez matogrossense.
Para mais discontração, vou adicionar um vídeo abaixo que, por a pedido do autor, solicitou que divulgasse para demonstrar o verdadeiro espírito de capivara, portanto, ai vai Saulo:
E, para finalizar, mais um grande parabéns ao Capivarão de 2011:
Opa... ao Campeão do Capivarão 2011! Parabéns Kerginaldo!
Para mais discontração, vou adicionar um vídeo abaixo que, por a pedido do autor, solicitou que divulgasse para demonstrar o verdadeiro espírito de capivara, portanto, ai vai Saulo:
E, para finalizar, mais um grande parabéns ao Capivarão de 2011:
Opa... ao Campeão do Capivarão 2011! Parabéns Kerginaldo!
Agora ficamos na expectativa de maiores informações sobre o Campeonato Estadual a ser realizado nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso, no bloco de Educação Física, nos dias 10 e 11 de dezembro.